A melhor exibição da época deu no melhor resultado da época!
Silas apresentou o seguinte onze inicial:
Nos primeiros 3 minutos o Sporting por duas vezes no flanco direito conseguiu ir à linha e cruzar rasteiro para duas defesas do guarda-redes. Aos 7 minutos Bruno Fernandes rematou de longe em arco para uma grande defesa do guarda-redes. Aos 9 minutos golo do Sporting através do Luiz Phellype assistido por Bruno Fernandes o avançado brasileiro cabeceou para o 2.º poste.
O Bruno Fernandes não marcou ao primeiro remate marcou no 2.º e que golaço de uns 20-25 metros da baliza. Aos 20 minutos Maximiano foi rápido a sair dos seus postes e saiu aos pés do Bruma afastando a bola do extremo.
Aos 22 minutos Bruno Fernandes viu o amarelo. No seguimento do livre outro livre em melhor posição para o PSV, no entanto sem perigo para a baliza do Sporting. O PSV acordou para o jogo a partir destes lances. Ao mesmo tempo que o Sporting ou por própria vontade ou pelo momento do PSV não conseguia fazer a mesma pressão alta que fez durante os primeiros 20 minutos. De lembrar que nesta altura do jogo o PSV estava eliminado já que o LASK vencia na Noruega.
Aos 29 minutos Bruma rematou ao lado após uma boa jogada do PSV. Um golo holandês começou a pairar no ar. Aos 34 minutos foi a vez do Yannick Bolasie ver o amarelo.
Aos 42 minutos o Sporting esteve perto do 3.º mas a bola não quis entrar e após umas 3-5 tentativas a bola foi bloqueada para canto, no canto Jérémy Mathieu fez o 3-0! O árbitro deu 2 minutos de descontos, nos quais nada aconteceu. Ao intervalo o Sporting tinha garantido a passagem à fase seguinte e com o empate na Noruega o 1.º lugar do grupo e o PSV continuava ainda vivo.
O PSV entrou com tudo e logo aos 34 segundos da 2.ª parte obrigou Maximiano a uma enorme defesa! Aos 47 minutos os holandeses pedirem grande penalidade mas o árbitro não assinalou. O Sporting começou novamente a pressionar alto a tentar roubar a iniciativa do PSV. Nesta altura o LASK voltava a estar a ganhar na Noruega e o PSV estava virtualmente eliminado.
Á entrada para os 60 minutos os holandeses voltaram a estar por cima no jogo, mesmo não criando grande perigo sentia-se que o podiam fazer a qualquer momento. Aos 62 minutos Maximiano voltou a ser rápido a sair da baliza e evitando perigo para o PSV. Aos 63 minutos Wendel deixou a bola para Acuña que saiu lançado para o ataque e só foi parado em falta na área e o árbitro assinalou pénalti, Bruno Fernandes fez o 4-0! Silas fez a primeira substituição aos 66 minutos Jesé Rodríguez entrou para o lugar do Luiz Phellype.
Luís Neto foi a 2.ª aposta do Silas para o lugar do Jérémy Mathieu aos 73 minutos. Rafael Camacho foi a última aposta do treinador leonino para o lugar do Wendel aos 79 minutos. Aos 84 minutos Ilori viu o amarelo após um corte em carrinho. Maximiano fez mais uma boa defesa no livre directo. O árbitro deu 3 minutos de descontos. Nos descontos as habituais cânticos contra o presidente.
Ficha do jogo: Sporting – PSV 4-0 (3-0)
Estádio: José Alvalade
Assistência: 30146
Liga dos Europa: 5.ª jornada
Dia: 28 de novembro
Hora: 20:00
Canal: SIC
Árbitro: Orel Grinfeld (ISR)
Sporting: Maximiano; Rosier, Ilori, Mathieu, Acuña; Doumbia, Wendel e Bruno Fernandes; Bolasie, Luiz Phellype e Vietto.
Suplentes: Diogo Sousa; Luís Neto e Cristián Borja; Eduardo Henrique; Rafael Camacho e Jesé Rodríguez; Pedro Mendes.
PSV: Unnerstall; Dumfries, Viergever, Baumgartl, Sadilek; Ihattaren, Rosario, Hendrix, Bruma; Malen e Bergwijn.
Suplentes: Zoet, Schwaab, Gutierrez, Gakpo, Pereiro, Mitroglou e Thomas.
1-0 Luiz Phellype (9)
2-0 Bruno Fernandes (16)
3-0 Jérémy Mathieu (42)
4-0 Bruno Fernandes (65, pénalti)